PRODUÇÃO DOS ALUNOS

  Curso de Introdução à Educação Digital 2012

     O modo da inserção das TIC nas escolas

 Prof Lisonia

      O uso da TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas, promovidas no ambiente escolar favorece a democratização do acesso a informação, a troca de informações e experiências proporcionando para professores e alunos a possibilidade de interagir com espaços produtores de conhecimento contribuindo para o aumento do acesso a informação, fazendo com que a escola se abra para novas relações com o saber.
     A escola TBG (Tolentina Barcelos Gonçalves) apresenta-se com um espaço em continua construção e uso das TIC em nosso ambiente já é uma realidade conquistada. A escola possui um laboratório de informática com 20 computadores que é usada pelos professores como ferramenta pedagogica, sendo também usada pelos alunos nas aulas de informática para realizar suas pesquisas.
     O verdadeiro desafio está em ensina-los a utilizar bem e cabe a escola apontar direções do uso das TIC que favoreçam a construção do conhecimento.

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

      No mundo de hoje, estamos nos deparando com uma evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, sendo necessária dentro da escola para que nossos alunos não se sintam excluídos de um meio cada vez mais presente em diversas classes sociais.
      Em sala de aula, esse recurso permite ao professor usá-lo como ferramenta pedagogica a favor do processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver o raciocínio , o bem da qualidade do ensino e da inclusão digital.
     Acredito que o profissional necessita dominar a tecnologia, mesmo que seja de forma básica, para se tornar mais eficiente em suas atividades.
A tecnologia nas escolas
Prof Clenice


      O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC,  e  aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo  com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
     Mas o uso cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.

"O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. "

     Sabemos que o computador  fornece uma série de informações, e que precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse planejamento necessita ter  questionamentos propostos para realização de pesquisas e as características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na rede.  Ou seja, esse é o grande desafio do professor em orientar e planejar  esse trabalho.

Segundo Moran, "... o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação. processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "

     Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a  tecnologias para organizar a informação em site confiáveis.

Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.


BIBLIOGRAFIA
 Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran,


 As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm

Fonte: Acessado em 21/05/2012  http://clenice.blogspot.com.br/


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