Curso de Introdução à Educação Digital 2012
O modo da inserção das TIC nas escolas
Prof Lisonia
O uso da TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas,
promovidas no ambiente escolar favorece a democratização do acesso a
informação, a troca de informações e experiências proporcionando para
professores e alunos a possibilidade de interagir com espaços produtores
de conhecimento contribuindo para o aumento do acesso a informação,
fazendo com que a escola se abra para novas relações com o saber.
A escola TBG (Tolentina Barcelos Gonçalves) apresenta-se com um
espaço em continua construção e uso das TIC em nosso ambiente já é uma
realidade conquistada. A escola possui um laboratório de informática com
20 computadores que é usada pelos professores como ferramenta
pedagogica, sendo também usada pelos alunos nas aulas de informática
para realizar suas pesquisas.
O verdadeiro desafio está em ensina-los a utilizar bem e cabe a
escola apontar direções do uso das TIC que favoreçam a construção do
conhecimento.
Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
No mundo de hoje, estamos nos deparando com uma evolução cada vez
mais rápida da tecnologia na sociedade, sendo necessária dentro da
escola para que nossos alunos não se sintam excluídos de um meio cada
vez mais presente em diversas classes sociais.
Em sala de aula, esse recurso permite ao professor usá-lo como
ferramenta pedagogica a favor do processo de ensino-aprendizagem,
ajudando a desenvolver o raciocínio , o bem da qualidade do ensino e da
inclusão digital.
Acredito que o profissional necessita dominar a tecnologia, mesmo
que seja de forma básica, para se tornar mais eficiente em suas
atividades.
Fonte: Acessado em 21/05/2012
A tecnologia nas escolas
Prof Clenice
O uso das novas tecnologias no âmbito educacional está aumentando nos últimos anos, deixando de ser apenas uma realidade da instituição particular. Atualmente existem vários projetos do MEC, e aos poucos está chegando nas escolas municipais e estaduais, mudando esse cenário e rompendo com a barreira de que o computador substituiria o trabalho do professor e sim para ser usado como uma ferramenta imprescindível à Educação, entre outras já existentes tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD, do telefone, do rádio, do computador e Internet.
Mas o uso cada vez maior das tecnologias da
informação e comunicação (TIC) nas escolas esbarram num grande problema, o
despreparo de nossos professores frente à essa tecnologia, pois não somos
frutos desse contexto, mas precisamos urgentemente nos preparar, nos aprimorar
e sairmos do analfabetismo tecnológico e entrarmos no mundo da tecnologia para
podermos auxiliar e planejar melhor nossas aulas.
"O foco da aprendizagem é a busca da informação
significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não
predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. (...) Os professores
podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões
importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a
comparar textos com visões diferentes. "
Sabemos que o computador fornece uma série de informações, e que
precisam de um direcionamento para transformá-las em conhecimento. Aqui entra o
papel do professor em planejar e direcionar a pesquisa com seus alunos, esse
planejamento necessita ter
questionamentos propostos para realização de pesquisas e as
características para análise da credibilidade dos conteúdos disponíveis na
rede. Ou seja, esse é o grande desafio
do professor em orientar e planejar esse
trabalho.
Segundo
Moran, "... o educador precisa
aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de
aula. (...) Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto.
É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.
processos de organização e de “provocação” na sala de aula. "
Mas precisamos ter claro sobre o enorme fluxo de
informações ao qual estamos expostos e sobre a importância do professor ao
saber dividir os processos de organização e provocação em sala de aula; de modo
que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a
possibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu e saiba utilizar a tecnologias para organizar a informação em
site confiáveis.
Enfim, o professor precisa ter conhecimento tecnológico para poder auxiliar e despertar em seu aluno o gosto e o interesse pela pesquisa, tornando- se o construtor de seu próprio conhecimento. Isso resultará numa aprendizagem muito mais significativa e até mesmo prazerosa para o aluno, uma vez que ele é o protagonista do processo.
BIBLIOGRAFIA
Gestão inovadora da
escola com tecnologias de José Manuel Moran,
disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm
As tecnologias na escola – Moran- http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm
Fonte: Acessado em 21/05/2012 http://clenice.blogspot.com.br/
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